segunda-feira, 31 de março de 2014

Livores de hipóstase

Como sabemos que um corpo foi mudado de posição depois da morte? Pelos livores de hipóstase.

Depois da morte, o sangue, obedecendo as leis físicas da gravidade e através dos vasos comunicantes (veias que ligam as veias profundas às superficiais) acumulam-se nas veias mais próximas do solo.

Ou seja, se o corpo estava em decúbito dorsal, o sangue irá se acumular no dorso (costas) da pessoa. Se é o corpo de um enforcado, o sangue irá se acumular nos pés. E por aí vai...

Obs.: Decúbito é um termo médico, que refere-se a posição deitada da pessoa, podendo ser dorsal, em que a pessoa fica com a barriga para cima; ventral, em que a pessoa fica com a barriga para baixo; ou ainda lateral.

Como não há circulação sanguínea, e o sangue vai se acumulando nas partes mais baixas, logo vai se tornando visível através da pele. Percebemos isso através de machas arroxeadas.

Além de ajudarem a dizer a posição em que o cadáver estava, também pode ajudar a dizer como que a pessoa morreu, e até mesmo a hora em que a pessoa morreu!

Após 10 minutos, iniciá-se um pontilhado hemorrágico na pele.

Após 1 hora já são bem visíveis os livores.

Após 8 a 12 horas os livores tornam-se fixos, ou seja, mesmo que se vire o corpo eles não mudarão de posição. Isso ocorre em razão do sangue contido no interior das veias, pouco a pouco infiltrar os tecidos.

Estes prazos podem variar, pois existem causas que podem retardar ou acelerar esse processo.

A coloração do livor também ajuda a identificar a causa da morte.

O normal é arroxeada.

Outras cores indicam mortes específicas:
- Róseo carmim > monóxido de carbono.
- Róseo claro > afogamento.
- Vermelho > ácido cianídrico.
- Escuro > asfixias em geral.
- Azul ardósia > intoxicação por produtos metahemoglobinizantes.


4 comentários: