"A medicina legal é uma ciência de largas proporções e de extraordinária importância no conjunto dos interesses da coletividade, porque ela existe e se exercita cada vez mais em razão das necessidades da ordem publica e do equilíbrio social.
Não chega a ser propriamente uma especialidade médica, pois aplica o conhecimento dos diversos ramos da medicina às solicitações do direito. Mas pode-se dizer que é ciência e arte ao mesmo tempo. É ciência porque sistematiza suas técnicas e seus métodos para um objetivo determinado, exclusivamente seu. É arte porque mesmo aplicando técnicas e métodos muito exatos e sofisticados em busca de uma verdade, necessita de qualidades instintivas bastante necessárias para demonstrar de forma significativa a sequencia lógica do resultado dramático da lesão violenta."
(Genival Veloso de França)
A medicina legal compreende os conhecimentos médicos e afins para esclarecer fatos e negócios jurídicos, tornando-se indispensável na formação acadêmica dos estudantes da medicina e do direito.
A Liga de Medicina Legal da Universidade de Passo Fundo, fundada em 29 de Setembro de 2013, é composta por alunos dos cursos de medicina e de direito, e é pautada nos pilares que regem as instituições universitárias, isto é: ensino, pesquisa e extensão, apresentando-se como uma ferramenta na busca por uma formação multiprofissional, crítica, humanista e reflexiva, com valores éticos arraigados para, assim, o integrante da liga assumir um compromisso com a cidadania.
A liga é coordenada pelo professor Clebes Fagundes, tendo como co-coordenadores os professores Jose Donadussi Pádua, Flávio Korb e Juarez Antônio dal Vesco. E é composta pelos alunos Flávio Brilhante Teixeira da Silva, Rafael Martinez Pereira Nogueira, Vinícius Molling, Camila Ávila da Fonseca, Rafael Rodriguez Dache, Roberto Augusto da Silva Bender, Nathália Grassi Rigatti, Luiz Filipe Machado Garcia, Vitória de Albuquerque Baldo, Júlia Levandoski e Fábio Henrique Zanolla.
Nenhum comentário:
Postar um comentário